Sessão sobre Educação e Cultura – 19 de Junho
No dia 19 de Junho Montemor-o-Vivo voltou a reunir, desta vez em torno da Cultura e da Educação, temática abrangente que ocupou uma dúzia de resistentes à ameaça da chuva e à sedução do futebol. Para evitar molhar-nos a nós e aos papéis onde registámos a análise feita colectivamente deslocámos a sessão para a Praceta 25 de Abril, nº 3.
Esta sessão foi enriquecida com uma dezena de propostas que nos chegaram previamente por via digital ou através dos folhetos que temos estado a distribuir. Estas propostas formaram a base para o trabalho dos dois focos da sessão, Educação e Cultura. Também queres enviar uma proposta para uma sessão a que não podes ir, ou ocorreu-te uma para uma sessão que já foi? Envia-as aqui.
De três horas de conversa resultou uma rica colheita de propostas.
Educação
Na escola:
- Estabelecer um processo participativo para desenhar uma estratégia educativa municipal entre pais, alunos, professores, pessoal auxiliar e a sociedade em geral.
- Criar uma equipa municipal que dê apoio aos professores de acordo com as suas necessidades, aliviando as tarefas burocráticas para que se possam dedicar ao ensino.
- Desenvolvimento de competências pessoas e sociais entre auxiliares e professores.
- Aprofundar o programa KM0 nas escolas.
- Aprofundar a articulação entre escola e entidades culturais locais, como complemento à educação formal. Financiar acesso gratuito a oficinas, ateliês e outros espaços de trabalho de entidades culturais.
- Promover uma maior ligação à Natureza nas atividades escolares (ensino, actividades, horta, etc.), incluindo um programa de educação ambiental/ecológica e de preservação de rios e do montado.
Ver análise completa
(Escola pública)
Situação actual: Novas competências municipais na educação; Falta de uma estratégia municipal de educação à altura; Parque escolar às vezes com más condições; Professores sobrecarregados; Às vezes pouca inteligência emocional entre pessoal auxiliar; Oferta educativa às vezes desactualizada e que não vai de encontro às vontades dos alunos; Desinvestimento no ensino; Mas também coisas boas: Articulação com Oficina da Criança e outras entidades culturais; transportes pré-escolar e 1º ciclo; alguns profissionais com vontade de fazer melhor; escola de S. Mateus.
Impactos observados: Falta de gestão eficaz das escolas; Desmotivação de professores e alunos; Abandono escolar e perda da vontade de aprender; Falta de recursos; Mas: possibilidades para melhorar.
Necessidades identificadas: Um processo colaborativo para desenhar uma estratégia para a educação, que envolva professores, pais, alunos, auxiliares, e a cidadania em geral. E: Mais amor por favor; Apoio prático aos professores (p. ex. burocracias), para que se possam dedicar ao ensino; Apoio psicológico/emocional/competências aos professores, conforme necessidades; Aprofundar articulação com tecido sócio-cultural existente – A escola na sociedade, A sociedade na escola.
Impactos desejados: Revalorizar a escola pública com ensino de qualidade, virada para as necessidades reais de alunos, jovens e adultos; Educação mais prática e mais adaptada às realidades dos habitantes do concelho; Alunos e professores mais felizes e empenhados; Mais integração da escola com tecidos sociais e projectos culturais existentes.
Necessidade identificada: Promover a realização com a natureza nas escolas.
Impactos desejados: Pessoas mais conscientes da sua relação com a natureza.
(Cantina escolar)
Situação actual: Refeições (na C+S) muito a base de processados, nutricionalmente pobre e fora da época, oferta do bar má é muito pouco saudável.
Impactos observados: Os alunos vão comer fast-food no bar ou fora da escola; Má educação alimentar.
Necessidades identificadas: Reduzir o uso de processados; aumentar o uso de hortícolas da época; Pensar como dar uma alimentação mais saudável.
(Projectos alternativos de educação)
Situação actual: Poucos projectos alternativos de educação.
Impactos observados: Falta de escolha de escolas, factor que leva famílias a saírem ou a não virem para cá.
Necessidades identificadas: Apoiar a criação (dentro e fora do sistema de ensino público) de projectos alternativos de educação.
Impactos desejados: Possibilidade de escolha na educação; A oferta educativa como factor de atracção de pessoas para Montemor; Experimentar novos modelos que se podem generalizar no concelho.
(Ensino profissional e superior)
Situação actual: Não há ensino superior, nem cursos profissionais adequados à realidade local.
Impactos observados: Falta de escolha para jovens nos percursos de aprendizagem; Jovens que querem estudar saem de Montemor, e muitas vezes não voltam.
Necessidades identificadas: Promover a existência de ensino profissional e superior que vem de encontro aos interesses dos jovens e à realidade local.
Impactos desejados: Oferta de especializações que vão de encontro aos interesses dos jovens e tenham saídas que permitem ficar no concelho.
(Formação extra-escolar)
Situação actual: Oferta educativa/cultural/desportiva extra-escolar desadequada (em quantidade e diversidade) para jovens.
Impactos observados: Aborrecimento, desmotivação, possibilidades reduzidas na formação pessoal.
Necessidades identificadas: Mais oferta para jovens, dentro e fora da escola; Aprofundar a articulação entre o tecido cultural existente e a escola; Descentralizar oferta.
Impactos desejados: Mais acesso a aprendizagens complementares; Mais possibilidades para realização pessoal.
Cultura
- Criação de um Conselho Municipal para a Cultura, com representação de todas as instituições culturais locais, para partilhar e coordenar ideias e planos anuais de actividades.
- Descentralização das actividades culturais, distribuindo-as pelo centro histórico de Montemor-o-Novo (Castelo, Praça de Toiros, etc.) e pelas aldeias do concelho, em vez de as concentrar no Parque de Exposições.
- Promoção de actividades culturais de cariz mais popular (saberes, artes cénicas e musicais, gastronomia, etc.) para vários públicos. Exemplos: festival do acordeão, fado, cante alentejano.
- Revitalizar as feiras tradicionais (exemplos: Feira de Maio, Feira de Natal, etc.) e promover outras (Feira Medieval, etc.).
- Disponibilizar um espaço multiusos para projetos ligados ao corpo (saúde, bem estar, etc.) no centro histórico.
Ver análise completa
Situação Atual
- Falta de cooperação entre entidades culturais.
- Faltam feiras menores (Feira do Gado/de Maio, Feira Medieval, Feira de Natal, Feira da Ladra, etc) bem como eventos populares.
- Concentração de eventos de grande escala no Parque de Exposições.
- Falta de actividades “mais populares” no Curvo Semedo (fado, cultura tradicional, etc.).
- Falta um espaço colectivo para atividades corporais, de saúde e de bem estar (p. ex. yoga, meditação).
Impactos Observados
- Programação cultural muito sobreposta.
- Não há momentos de foco em produtos locais (artesanato, alimentares, tradicionais) e de encontros culturais.
- Pouca actividade cultural nas ruas do centro histórico.
Necessidades Identificadas
- Haver uma estratégia de coordenação entre entidades culturais.
- Haver mais momentos de feiras e de encontros culturais.
- Descentralizar as atividades culturais (centro histórico, Castelo, Praça de Touros, Parque Urbano).
Impactos Desejados
- Programação cultural melhor distribuída, com melhor integração e ligação entre actividades, de forma a atrair mais público.
- Maior promoção cultural.
- Dinamização e conservação do espaço público, dar a conhecer aos visitantes Montemor-o-Novo e a beleza do seu centro histórico.