Montemor-o-Vivo em 7 respostas

O que é?

Montemor-o-Vivo é uma proposta para um processo de tomada de decisão colectiva, participada e democrática, capaz de envolver e ouvir as pessoas e de responder aos problemas que enfrentam. Através deste processo vamos desenhar em conjunto um programa eleitoral para as eleições autárquicas no Outono. 

Quem está por detrás disto?

Por agora apenas um grupo de pessoas que vivem e trabalham em Montemor. No futuro todos quantos queiram participar.

Vocês são de que partido?

Isto é um movimento popular independente. A participação de grupos de cidadãos nas eleições autárquicas está prevista na legislação portuguesa. Basta que 3% do eleitorado (em Montemor, cerca de 430 cidadãos recenseados) subscreva a candidatura para podermos concorrer às eleições.

Quem são os vossos candidatos?

Ainda não temos candidatos. Primeiro vamos construir um programa político coletivamente. Só depois vamos escolher, coletivamente e entre quem participa, quem vão ser os nossos delegados na candidatura.

Vocês são de esquerda ou de direita? 

Não nos definimos em função de ou contra ideologias ou partidos. Queremos trazer propostas concretas à gestão do município que permitam aprofundar a participação popular e ir de encontro às realidades dos habitantes do concelho de Montemor-o-Novo. Acreditamos que é muito mais produtivo integrar perspectivas, interesses e ideias diferentes do que assumir posições em oposição.

Como pretendem fazer isto? 

Desenhamos uma estratégia para uma tomada de decisão colectiva, participada e democrática, capaz de ouvir as pessoas e de chegar a resultados concretos. Na prática, vamos organizar várias sessões até Julho em que vamos aprofundando vários temas, resultando em propostas concretas que vão compor o programa eleitoral.

Quem paga isto?

Por agora, as poucas despesas que tivemos saíram do nosso bolso. As nossas contas são públicas e totalmente transparentes, neste site e em https://opencollective.com/montemor-o-vivo. E claro, aceitamos doações.